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.: NORMAS PARA PUBLICAÇÃO DE ARTIGOS :. |
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Os artigos
científicos e revisões devem ser encaminhados exclusivamente
via correio eletrônico da Revista Perspectiva em Educação,
Gestão & Tecnologia:
[email protected].
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Toda contribuição
deverá ser original e inédita. Os trabalhos já publicados ou
sob consideração em qualquer outra publicação não serão
aceitos.
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ATENÇÃO:
Somente serão aceitos trabalhos concluídos com resultados
testados. Não serão aceitos projetos. |
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I)
Template para elaboração do artigo |
Acesse o template
disponível em
.docx para a elaboração
do artigo em concordância com as normas em vigor da
publicação aqui publicadas.
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II) Sobre o idioma dos artigos |
Os artigos deverão
ser encaminhados em Português e Inglês. |
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III) Sobre a formatação de texto
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O texto deve ser
digitado em fonte Arial 11, espaço 1,5cm (exceto
Resumo, Abstract e Tabelas, que devem ser elaborados em
espaço simples), margens superior, inferior, esquerda e
direita de 3; 3; 2; e 2 cm, respectivamente. O texto deve
conter de 10 páginas (mínimo) a 20 páginas (máximo), em
ambos os casos incluindo as referências. As páginas não
podem ser numeradas. |
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IV) Sobre a estrutura do artigo
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O artigo deve ser
dividido em duas seções conforme estruturado no template (.docx) com
cada título de seção alinhado à esquerda, em
negrito, na seguinte ordem: Resumo, Abstract, Introdução,
Metodologia, Resultados e Discussão, Conclusões,
Agradecimento e Referências Bibliográficas. Os parágrafos
devem iniciar a 1,0 cm da margem esquerda.
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ATENÇÃO:
artigos de revisão bibliográfica não deve apresentar o item
Resultados e Discussão. |
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V) Sobre o Título
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Deve ser preciso
e informativo. Apresentado em português e inglês. Digitá-lo
em negrito e centralizado. Indicar sempre a entidade
financiadora da pesquisa, como primeira chamada de rodapé
numerada.
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VI) Dos Autores |
Os autores devem
ser apresentados abaixo do título com nome completo e
titulação (Dr. ou Me.), seguido do nome da instituição onde
foi desenvolvido e endereço eletrônico. Com formatação em
Arial, negrito, centralizados e em tamanho 11, permitindo-se
no máximo 5 (cinco) autores. Cabe ressaltar que professores orientador e coorientador são
considerados autores.
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VII) Sobre o Resumo (NBR 6028) |
Deve conter até
250 palavras. As informações do resumo devem ser precisas e
informativas. Resumos extensos serão devolvidos para
adequação às normas. Deve sumarizar objetivos, material e
métodos, resultados e conclusões. Não deve conter
introdução. Referências nunca devem ser citadas no resumo. O
texto deve ser justificado e digitado em parágrafo único e
espaço simples. |
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VIII) Sobre o Abstract
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Deve aparecer
obrigatoriamente na segunda página e ser redigido em inglês
científico, evitando-se sua tradução por meio de aplicativos
comerciais. O texto deve ser justificado e digitado em
espaço simples, começando por ABSTRACT, em parágrafo único,
iniciado a 1,0 cm da margem esquerda. |
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IX)
Das Palavras-chave e Keywords
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Três (3), em
ordem alfabética, as quais não devem constar do título,
devem iniciar com letra maiúscula e ser seguida de ponto. |
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X) Sobre o Corpo do Texto |
- Abreviações,
siglas e símbolos devem ser claramente definidos na primeira
ocorrência;
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- Tabelas,
figuras e quadros devem ser numerados com numerais arábicos
seguindo a ordem em que são citados;
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- Títulos e
subtítulos são recomendados, sempre que necessários, mas
devem ser utilizados com critério, sem prejudicar da clareza
do texto;
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- Equações devem
ser geradas por programas apropriados e identificadas no
texto com algarismos arábicos entre parêntesis na ordem que
aparecem;
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- As referências
devem ser numeradas em ordem alfabética;
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- As legendas das
figuras e quadros devem estar em ordem numérica no final do
texto.
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XI) Sobre a Introdução
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Deve conter no
máximo 2.500 caracteres com espaço. Deve-se evitar a citação
de várias referências para o mesmo assunto. Trabalhos com
introdução extensa serão devolvidos para adequação às
normas. Subtítulos são recomendados, sempre que necessários,
mas devem ser utilizados com critério, sem prejudicar da
clareza do texto;
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XII) Sobre a Metodologia |
Descrição clara e
com referência específica original para todos os
procedimentos biológicos, analíticos e estatísticos. Todas
as modificações de procedimentos devem ser explicadas.
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XIII)
Sobre os Resultados e Discussão
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Os resultados
devem ser combinados com discussão. Dados suficientes, todos
com algum índice de variação incluso, devem ser apresentados
para permitir ao leitor a interpretação dos resultados do
experimento. A discussão deve interpretar clara e
concisamente os resultados e integrar resultados de
literatura com os da pesquisa para proporcionar ao leitor
uma base ampla na qual possa aceitar ou rejeitar as
hipóteses testadas. Equações devem ser geradas por programas
apropriados e identificadas no texto com algarismos arábicos
entre parêntesis na ordem que aparecem. |
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XIV) Sobre as Conclusões
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Devem ser
redigidas em parágrafo único e conter no máximo 1.000
caracteres com espaço. Não devem ser repetição de
resultados.
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XV) Sobre Nomes proprietários |
Nomes
proprietários Matérias-primas, equipamentos especializados e
programas de computador utilizados deverão ter sua origem
(marca, modelo, cidade, país) especificada. |
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XVI) Sobre Unidades de medida |
Todas as unidades
de medida Todas as unidades devem estar de acordo com o
Sistema Internacional de Unidades (SI). Temperaturas devem
ser descritas em graus Celcius. |
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XVII) Sobre Símbolos e abreviações |
Abreviações,
siglas e símbolos devem ser claramente definidos na primeira
ocorrência, tanto no resumo quanto no texto. Abreviações
criadas pelos autores devem ser evitadas, mas se utilizadas
devem estar claramente definidas na primeira ocorrência,
tanto no resumo quanto no texto. |
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XVIII) Sobre Tabelas |
As tabelas devem
ser intituladas e citadas com numerais arábicos e estar
inseridas diretamente no corpo do texto no local de
preferência. Caso o autor precise enviar a tabela em arquivo
separado este deve ser nomeado de maneira clara (ex.
tabela1.doc etc). |
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As tabelas devem
ser elaboradas utilizando-se o recurso de tabelas do programa
Microsoft® Word, e devem: |
1) Ter o número
de algarismos significativos definidos com critério;
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2) Ser em número
reduzido para criar um texto consistente, de leitura fácil e
contínua;
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3) Não apresentar
os mesmos dados na forma de gráfico e tabela;
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4) Utilizar o
formato mais simples possível, evitando sombreamento, cores
ou linhas verticais e diagonais;
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5) Utilizar
somente letras minúsculas sobrescritas para denotar notas de
rodapé que informem abreviações, unidades etc.
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6) Demarcar
primeiramente as coluna e depois as linhas e seguir esta
mesma ordem no rodapé; |
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XIX) Sobre Figuras e Quadros |
Qualquer que seja
o tipo de ilustração, sua identificação aparece na parte
superior, precedida da palavra designativa seguida de seu
número de ordem de ocorrência no texto, em algarismos
arábicos, travessão e do respectivo título. Após a
ilustração, na parte inferior, indicar a fonte consultada,
legenda, notas e outras informações necessárias à sua
compreensão. A ilustração deve ser citada no texto e
inserida o mais próximo possível do trecho a que se refere.
D evem ser em número reduzido para criar um texto
consistente, de leitura fácil e contínua. Caso as imagens
sejam retiradas da internet, é necessário permissão para o
uso de imagens com direitos autorais. Também podem ser
utilizadas imagens de domínio público, de acesso livre ou
oriundas de acervos digitais gratuitos. |
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XX) Das Referências Bibliográficas |
Deverão seguir as
normas ABNT (NBR 6023/2000) e devem ser apresentadas em
ordem alfabética; |
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XXI) Das citações no texto |
As citações
deverão seguir as normas ABNT (NBR 10520/2002). Artigos com
três ou mais autores, cita-se o sobrenome do primeiro autor,
seguido da expressão “et al.”;
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XXII) De trabalhos envolvendo seres humanos |
Quando houver
apresentação de resultados de pesquisas envolvendo seres
humanos, citar o número do processo de aprovação do projeto
no Comitê de Ética em Pesquisa da Instituição, conforme
Resolução n° 196/96, de 10 de outubro de 1996 do Conselho
Nacional de Saúde. |